• Empreendedorismo periférico e o poder na economia local

    Em Dezembro de 2018 tive a grata oportunidade de dar uma entrevista à Folha Dirigida para falar sobre o empreendedorismo periférico e os benefícios na economia local.
    Hoje 46% da economia do estado do RJ é proveniente da indústria e se pensarmos desta forma, a Baixada Fluminense é líder neste setor.

    Duque de Caxias é o 6° maior PIB municipal do Brasil, PIB próximo até de alguns estados.
    Além de Caxias com seu pólo industrial a REDUC, Queimados também é um município importante no setor, aonde possui 47 indústrias.
    Em 2017 após estudo de mercado, escolhi a cidade de Nilópolis para fundar o primeiro coworking e hub de empreendedorismo e inovação de periferia.
    Colaboração.Space não é só o primeiro coworking de periferia, mas, o primeiro da Baixada Fluminense. Isto por conta dos índices que indicam que a cidade é uma potência adormecia e reprimida.

    Algumas vezes já indiquei através de dados públicos que Nilópolis é a cidade com 9° melhor IDHM do estado do RJ, dentre os 92 municípios e 488° IDHM no Brasil, dentre os 5.570 municípios.
    Apesar de sabermos que esses índices não refletem na sociedade, entendo que isso seja especificamente pela falta de fomento e incentivos para o desenvolvimento econômico da cidade.

    Nosso objetivo é trabalhar pensando em trazer desenvolvimento econômico e inovação para aumentar empregabilidade e melhorar vários serviços públicos a partir de tecnologias como IoT (Internet das coisas).
    Na entrevista eu falo sobre as minhas expectativas e como enxergo o empreendedorismo periférico como o pilar de sustentação de uma sociedade reprimida por reflexos da velha política.
    Assessoria de imprensa: Tiberius Drumond
    Foto: Juan Medeiros

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Vamos teclar para conversarmos mais?

    Acesse e mande sua mensagem que tão logo responderei a você

    Endereço

    Av. Carmela Dutra, 1983, 2ºandar, Nilópolis, RJ

    EMAIL

    juan@juanmedeiros.com
    juan@colaboracao.space

    Telefone

    +55 (21) 3039.3840

    Celular

    +55 (21) 96935.3091